quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ira ou Perdão qual é melhor?


A ira

Leitura Bíblica de Hoje
Êxodo 4. 1-17

1 - Aí Moisés respondeu a Deus, o Senhor: mas os israelitas não vão acreditar em amim , nem vão dar atenção ao que eu falar e vão dizer que o Senhor não me apareceu.

2 - Então o Senhor perguntou:
 O que é isso que você tem na mão?
 Um bastão - respondeu Moisés.

3 - Deus disse:
Jogue-o no chão.
Ele jogou, e o bastão virou uma cobra, E Moisés fugiu dela.

4 - Ai o Senhor ordenou a Moisés:
Estenda a mão e pegue a cobra pelo rabo, e de novo ela virou um  bastão na mão dele.

5 - Então o Senhor disse:
Faça isso para provar aos israelitas que o Senhor o Deus dos seus antepassados,o Deus Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó, apareceu a você.

6 -E o Senhor continuou:
Agora ponha a mão no peito.
Moisés obedeceu. E, quando tirou a mão do peito, ela estava leprosa, branca como a neve.

7 - Ponha outra vez a mão no peito - ordenou Deus, o Senhor.
Ele pôs a mão no peito novamente. E, quando a tirou, ela estava tão boa como o resto do corpo.

8 - Então o Senhor lhe disse:
Se com o primeiro milagre os israelitas não acreditarem em você e não se convencerem, então com o segundo vão acreditar.

9 - Mas , se com esses dois milagres ainda não crerem e não quiserem ouvir o que você disser, tire água do rio Nilo e derrame no chão, que ele virara sangue.

10 - Moisés responde ao Senhor:
Ó Senhor, eu nuca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois começaste a falar comigo.
Quando começo a falar, eu sempre me atrapalho.

11 - Porém o Senhor lhe disse:
quem da a boca ao ser humano? Quem faz com que ele seja surdo ou mudo? Quem lhe dá a vista ou faz com que ele fique cego? Sou eu, Deus, o Senhor.

12 - Agora vá, pois eu o ajudarei a falar e lhe darei o que deve dizer.

13 - Aí Moisés pediu:
 Não, Senhor. por favor, manda outra pessoa.

14 - Então o Senhor ficou irritado com Moisés e disse:
Por a caso Arão, o levita, não é seu irmão? Eu sei que ele tem facilidade para falar. Além disso, ele estava vindo para se encontrar com você e vai ficar contente ao vê-lo.

15 - você falará com Arão e lhe dirá o que ele deve dizer. Eu os ajudarei a falar e direi o que vocês devem fazer.

16 - Arão falará ao povo em seu lugar. Ele será o seu representante e falará ao povo por você. E você sera como Deus para ele, explicando o que ele deve dizer.

17 - Leve este bastão porque ele é com ele que você vai fazer os milagres.

                                                       
Texto tirado do livro Pão Diário.

    Há momentos em que nos surpreendemos com a palavra ira atribuída a Deus, como no texto de hoje. O Senhor viu a aflição do povo de Israel, ouviu o clamor por causa de seu sofrimento e agiu para livra-los das mãos dos egípcios e leva-lo para uma terra vasta e boa, onde havia muito alimento. Para essa missão ele convocou Moisés, que teria de falar com o faraó. Moisés procurou se esquivar do encargo e da própria missão dada por Deus, alegando dificuldades em falar - e isso depois de muita argumentação. foi ai que Deus manifestou a sua ira e mencionou o irmão de Moisés, Arão, que era muito eloquente. Ele poderia cumprir o papel de "boca" de Moisés, que por sua vez seria o mensageiro divino, transmitindo ao irmão o que deveria dizer ao faraó. Moisés obedeceu e a missão teve exito.
    Na palavra de Deus há outros exemplos em que o Senhor deixa bem aparente a sua ira em razão de desobediência. Há até a passagem na qual Jesus manifestou, com certa dureza,o seu desagrado com os vendedores no templo (leia Mt 21.12-13). Mais a ira de Deus é justa, não é vingativa nem má e tem a ver com sua santidade. Deus é amor - o que não é um mero sentimentalismo, mais uma qualidade coerente com sua essência. A ira humana é diferente: dura dias seguidos e com isso a pessoa guarda mágoa, ressentimento e rancor, transformando-a em  ódio. A orientação de Deus, dada  por meio de Paulo em Ef 4.26-27, é que, ao nos irarmos, nos acalmemos o mais rápido possível, para não desenvolvermos as consequências ruins citadas acima. Ou seja, nossa ira - mesmo sendo justa - desagrada a Deus quando não nos reconciliamos de imediato, e deixamos que aqueles sentimentos permaneçam para os dias subsequentes, quando então o diabo aproveita a oportunidade para destruir os relacionamentos.
    Lembremo-nos sempre de que devemos perdoar os que nos magoaram. além disso, temos de pedir perdão a Deus quando nossas atitudes o deixam irado.


Texto editor

Como podemos ver, perdoar é para os fortes, e se contaminar com a ira é fraqueza espiritual.
devemos perdoar todos os dias para que Deus nos perdoe também, as magoas vem e vão em tempo abio mas devemos ser rápidos em perdoar pois não sabemos em que dia o Senhor vira. não seja pego de surpresa, perdoe para ser perdoado.
  E nunca se negue ao serviço do Senhor pois é muito bom trabalhar para Deus altíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário