quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Prova de fé e obediência

Leitura Bíblica
Gênesis 22. 1-19

1- Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu:
Eis-me aqui Senhor

2- Então Deus disse:
Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que eu lhe mostrar, ofereça-me o seu filho como sacrifício.

3- No dia seguinte Abraão se levantou de madrugada, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu para o lugar que Deus havia indicado. Isaque e dois empregados foram junto com ele.

4- No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe.

5- Então disse aos empregados:
Fiquem aqui com o jumento. eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. daqui a pouco nós voltamos.

6- Abraão pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo, e os dois foram andando juntos.

7- Dai a pouco o menino disse:
Pai!
Abraão respondeu:
Que foi, meu filho?
Isaque perguntou:
Nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneiro para o sacrifício?

8- Abraão responde:
Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneiro para o sacrifício, meu filho.
E continuaram a caminhar juntos.

9- Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois arrumou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.

10- Em seguida pegou a faca para mata-ló.

11- Mas nesse instante, Lá do céu o Anjo do Senhor o chamou, dizendo:
Abraão! Abraão!
Eis-me aqui - respondeu ele.

12- O anjo disse:
Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho.

13- Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão, foi pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho.

14- Abraão pôs naquele lugar o nome de " O Senhor Deus dará o que for preciso." É por isso que até hoje o  povo diz: "Na sua montanha o Senhor Deus dá o que é preciso."

15- Mais uma vez o Anjo do Senhor, Lá do céu, chamou Abraão

16- E disse:
Porque você fez isso e não me negou o seu filho, o seu único filho, eu juro pelo meu próprio nome - diz Deus, o Senhor - que abençoarei você ricamente.

17- farei com que os seus descendentes sejam tão numerosas como as estrelas do céu ou os grãos de areia da praia do mar; e eles vencerão os inimigos.

18- por meio dos seus descendentes eu abençoarei todas as nações do mundo, pois você fez o que eu mandei.

19- Abraão voltou para o lugar onde estava os seus empregados, e foram todos juntos para Berseba, onde Abraão ficou morando.




Texto do livro Pão diário

Uma das mais importantes historias do antigo testamento, mesmo parecendo um inominável absurdo, é a do obediente comprimento de Abraão à ordem de Deus para sacrificar o seu amado filho Isaque. Conforme o texto que lemos hoje, Deus fez isso para coloca-lo à prova. Abraão já esperara longos 100 anos para te apenas um filho com Sara, quando a promessa era de que ele teria uma descendência tão numerosa quanto o pó da terra (Gn 13.16). N narrativa do fato, podemos destacar três aspectos.
1) Próximo ao local indicado por Deus, Abraão deixa ali seus dois empregados, subindo apenas com o filho e os utensílios necessários ao sacrifício, e diz a eles: "Depois de adorarmos, voltaremos".
2) quando Isaque indaga sobre a ausência do costumeiro animal a ser dedicado a Deus, seu pai responde o que esta no versículo em destaque.
3) No momento em que Abraão pega a faca para matar o filho já amarrado sobre a lenha no altar, uma voz do céu se faz ouvir, suspendendo a execução. Abraão não negara o "filho da promessa" ao Senhor, demostrando assim que o temia acima de tudo.
Conclui-se, pois, que Abraão tinha a certeza de que Deus faria alguma coisa, pois disse voltaremos (termo no plural): ressuscitaria Isaque (Hb 11.19) ou providenciaria, como de fato fez, o necessário substituto. Sua obediência e fé (Hb11.17) são exemplos para nós hoje.
Finalmente, Deus de fato interveio não deixando que se consumasse o holocausto, fato que confirmou sua fidelidade. Também cumpriu sua promessa numerosa descendência com a formação do povo de Israel, no qual nasceu Jesus, identificado como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (Jo 1.29b). Ele foi enviado ao mundo para morrer em nosso lugar, assim como aquele animal que tomou o lugar de Isaque. Você já reconheceu tão grande sacrifício e entregou sua vida a Jesus?

Texto do editor

Quando vejo este capitulo e versículos fico a pensar. Quem é este que ama tanto a humanidade (que é tão suja), ao ponto de entregar o seu filho santo por amor de quem não merece.
No caso de Abraão ele era homem reto e temente a Deus, não precisava ser testado mas Deus ainda sim foi buscar lá no intimo dele uma confirmação daquilo que ele mesmo já conhecia, e hoje eu pergunto quem entre todos nós poderia fazer algo de tamanha fé e obediência?
pensem nisso.


Ele esta salvo, e você como esta diante de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário